Mateus 13, 54-58 Nossa Senhora dos Anjos – Perdão de Assis
“Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: “Donde lhe vem esta sabedoria e esta forma miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?” E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: “È só em sua pátria e em sua família que um profeta e menosprezado.” É, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.”
Meditando a Palavra
“De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o Filho do carpinteiro?”
O evangelho de hoje nos ensina que Jesus foi desprezado e acusado de não agir em nome de Deus. Isto é algo dos fariseus que foi passado para o povo.
Vejamos Mateus 12,24: “Toda a multidão ficou espantada e pôs-se a dizer: Não será este o filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Ele não expulsa demônios, senão por Beelzebu, príncipe dos demônios.”
Os fariseus fizeram a cabeça do povo, através do ensino deixava o povo confuso diante de Jesus e sua obra. Coisa do maligno, ideologia que procura o próprio interesse e não o de Deus, o libertador do povo. Jesus está em missão e quer que todos experimentem a força libertadora do Reino de Deus e sua justiça.
Questionar a origem da sabedoria de Jesus e afirmar que Jesus é o Filho do carpinteiro nada mais é do que negar que Deus pode estar presente e atuante na pessoa de Jesus de Nazaré. È não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles”, diz o evangelho. Não dão a Jesus a receptividade devida, por isso, Jesus , o Senhor, faz pouca coisa só alguns milagres.
Senhor, livra-nos do pecado de orgulho que faz de nós muitas vezes conhecedores e ao mesmo tempo condenadores dos que buscam estar no teu serviço.
Senhor, nós sabemos que foste motivo de escândalo em Nazaré, quando pregado na cruz e ainda hoje tu és motivo de escândalo na vida e ação de muitos que estão no teu serviço. Como Paulo, Senhor, queremos dizer: “O que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraqueza no mundo o escolheu para confundir o que é forte e o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é a fim de que nenhuma criatura se posa vangloriar diante de Deus. Fica, conosco, Senhor e dá-nos um coração livre para crer e amar.
Abençoa o nosso trabalho e a nossa vida. Amém