Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 10/06

10 JUN 2024
10 de Junho de 2024

Mateus 5, 1- 12   

 

“Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.  Então abriu a boca e lhes ensinava dizendo:

“Bem aventurado os que tem um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

Bem aventurados os que choram, porque serão consolados!

Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados!

Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!

Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus !

Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

Bem aventurados sereis, quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.”

 

Meditando a Palavra

 

“Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a pobreza, segundo o evangelho de Mateus, sugere a infância espiritual para entrar no reino dos céus. Vejamos Mateus 18,1s: “Quem é maior no reino dos céus? Jesus chamou perto de si uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo se não mudardes e não vos tornardes como crianças de modo algum entrareis no Reino dos céus.”

As bem aventuranças na visão de Mateus, exigem conversão do coração para uma total doação a Deus e a comunidade de fé. Os pobres de Javé buscavam com toda confiança o cumprimento das promessas e Maria era uma representante fiel. A infância espiritual ou seja tornar-se criança é fruto de uma visão nova que deixou para trás toda forma de injustiça, por isso encontra sentido de vida diante do que deseja e busca: mansidão apesar das violências próprias de quem se julga dono e não servidor.

Aflição apesar da segurança de quem confia só em si mesmo e não no deus libertador. Fome e sede de justiça porque sabe da certeza que a história a Deus pertence e Ele mesmo um dia converterá o coração do homem para a prática da solidariedade. Misericordiosos porque Deus é Justiça e misericórdia e nada escapa ao seu olhar. Também temos os que promovem a paz e os que são perseguidos. Tanto os que buscam a paz verdadeira como os que são perseguidos são vítimas de uma situação de intrigas e lutas para que não aconteça o reino de Deus e sua Justiça, que vem através da mudança de mentalidade, da conversão.

As Bem aventuranças nos convidam para uma opção de vida, onde só podemos contar com deus e consequentemente aceitar o desafio para colaborar com o seu Reino e a sua Justiça no mundo de todos nós. Fica conosco, Senhor e dá-nos um coração de pobres.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!