Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 28/03

28 MAR 2024
28 de Março de 2024

João 13, 1-15          Ceia do Senhor   

 

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

 

Meditando a Palavra

“Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que chegara sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim.”

 

O evangelho de hoje, dia em que a Igreja celebra o rito do lava pés, nos ensina que o amor se manifesta na convivência de quem partilha a vida, o serviço e o pão.

Jesus quer lavar os pés dos seus discípulos para mostrar que a precedência na comunidade se revela no serviço.

Deixar que Jesus lave os pés significa renunciar a todo poder que não seja serviço ou doação da vida para que todos tenham vida em abundância. O amor de Jesus é uma exigência para a comunidade cristã que precisa viver a lei do amor até o fim, isto é até as últimas consequências que é a morte.

Por falta deste amor ninguém pode se sentir excluído dos mistérios do Reino. A exemplo de Pedro todos os que creem em Jesus precisam vencer a própria vontade de querer servir sem antes descobrir o modelo do verdadeiro servidor, Jesus. “Se, portanto, eu o Mestre e o Senhor vos lavei os pés também deveis lavar-vos os pés uns aos outros.”

O lava pés diz respeito a entrega de Jesus através do humilde serviço fraterno. Este serviço ganha expressão máxima na Ceia Eucarística. “Tendo amado os seus amou-os até o fim.” A Eucaristia diz da doação de Jesus e também da nossa na comunidade dos batizados.

Fica conosco Senhor, e dá-nos compreender que todo serviço precisa revelar que sois o nosso Mestre e Senhor. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!