
Lucas 8, 19-21
“A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. Foi-lhe avisado: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te.”
Ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam.”
Meditando a Palavra
“Minha mãe e meus irmão são aqueles que ouvem a palavra de Deus e as põem em prática.”
O evangelho de hoje nos ensina que os laços que vinculam os membros do novo Israel, a comunidade cristã, não são os de sangue, mas a adesão à mensagem de Jesus e o fato de pô-la em prática. Esta palavra de Jesus quer mostrar o contraste entre o Israel histórico, representado agora pela mãe e os irmãos e o novo Israel representado por aqueles que escutam a palavra. Vejamos Tiago 1,22: “Tornai-vos praticantes da palavra e não simples ouvintes enganando-vos a vós mesmos.”
Não podemos ver nesta palavra de Jesus nenhuma depreciação a Maria que foi toda voltada para Deus e suas exigências. Devemos sim, tirar uma lição para a nossa vida pessoal e comunitária. Para ser da família de Jesus é preciso, antes de tudo, escutar e praticar sua palavra. De Jesus devemos aprender os segredos do mistério do Reino de Deus e sua justiça. Vejamos At 1,3: “A eles mostrou-se vivo após a paixão com numerosos indiscutíveis provas, apareceu-lhes por espaço de quarenta dias, falando-lhes do reino de Deus.
Fica conosco Senhor, e pela intercessão de Maria, tua Mãe Santíssima, dá-nos continuar tua missão, vivendo e anunciando com alegria que somos da tua família.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém