Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 14/05

14 MAI 2017
14 de Maio de 2017

João 14, 1-12                 

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

 

Meditando a Palavra:

 

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus prepara os seus discípulos para o seu afastamento. Ao falar: “crede em Deus, crede também em mim” Jesus quer que os discípulos vençam a dor da separação. A consolação está na promessa de que ele voltará para levá-los à glória do Pai. Com isso Jesus mostra que deve percorrer um caminho difícil e que os discípulos deveriam conhecer este caminho. O caminho de Jesus tem dois momentos: antes da páscoa e o depois da páscoa. A comunidade cristã deve reconhecer as dificuldades do caminho para poder celebrar o Ressuscitado que quer congregar todos na casa do Pai. Na casa do Pai tem lugar para todos, ninguém, segundo Jesus, vai ficar excluído. Os diversos lugares são os serviços que cada batizado é chamado a exercer para honra e glória de Deus. 

Vejamos Atos 6,1: “Como aumentasse o número dos discípulos, surgiram murmurações entre os fiéis de origem grega contra os hebreus. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram esquecidas.” A comunidade cristã, a exemplo de seu Mestre, é uma comunidade de serviço, nela ninguém pode ficar esquecido. São muitos os lugares, diz o Senhor, cabe a cada um como eleito de Deus, exercer seu ministério.

Dá-nos Senhor, compreender o Mistério Pascal e abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!