De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”
Meditando a Palavra
“Qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”
O evangelho de hoje nos ensina que deixar tudo para seguir Jesus é viver uma vida nova, ou seja, sem ilusões e covardias. É saber o quanto custa o preço do Sangue daquele que se entregou na cruz para nossa salvação.
É querer ser na história o continuador do seu projeto de libertar o homem para a vida plena. Odiar pai e mais mulher, filhos, irmãos e irmãs e até a própria vida, nada mais é do que arriscar tudo pela causa de Cristo e do evangelho. E saber com sabedoria carregar a própria cruz sem perder de vista o Senhor que diz: “Vinde após mim.” Quanto as parábolas: a do homem que começou a construir e a do rei que foi para guerra, querem nos ajudar a avaliar o custo da nossa decisão de investir a nossa vida na obra do Senhor. Não podemos ser indecisos e nem negligentes. Precisamos ter muito amor àquele que nos amou por primeiro e também nos chamou para o apostolado. Vejamos Jo 15, 16: “Não fostes vós que me escolheste, fui eu que vos escolhi.” Fica conosco Senhor e dá-nos a consciência de que vós sois a nossa única herança e de que precisamos ser livres para vos servir, servindo a causa do evangelho.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.