Lucas 6, 12-19
“12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Meditando a Palavra
“Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite inteira em oração a Deus. Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze aos quais deu o nome de apóstolos.”
O evangelho se hoje nos ensina que a oração de Jesus, mostra a importância da escolha dos doze. É um momento de transição, cujo principal objetivo é a missão. Chamados e enviados. Missão dos doze é de anunciar por palavras e gestos concretos de vida o que Jesus está fazendo. É o Reino de Deus que chega com poder restaurando a criação e dando a ela um novo sentido. A força do Espírito que está presente na obra de Jesus também estará presente no grupo dos doze. Assim como Jesus restitui aos feridos por males, a integridade humana, o mesmo deverá acontecer com os enviados para a missão. A restauração que Jesus veio trazer está para além dos filhos de Israel para nos lembrar que a salvação está ao alcance de todos e que nenhum dos seus mensageiros pode deixar de ser sua fiel testemunha. Fica conosco Senhor, e dá-nos um coração aberto às necessidades materiais e espirituais daqueles que precisam de teu favor. “E toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía uma força que a todos curava.” Senhor e Deus, livra-nos de todo preconceito para que anunciemos o teu amor na força do Espírito que anima a vida e a missão de tua Igreja. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.