
Lucas 9, 1-6 S. Vicente de Paulo
“Reunindo Jesus os Doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades. Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Disse-lhes: “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixes aquela localidade. Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés.” Partiram, pois, e percorriam as aldeias pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.”
Meditando a Palavra
“Naquele tempo Jesus, convocando os Doze deu-lhes poder e autoridade sobre os demônios, bem como curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar.”
O evangelho de hoje nos ensina que assim como no AT, Deus mandou a seu povo enviados, os profetas, assim também Jesus envia os Doze com o objetivo de preparar o terreno para a constituição do novo povo , a comunidade cristã em que concretizará o Reino de Deus. Como vemos a missão é continuar em tempos e lugares novos, o que Jesus começou, por isso todos receberam de Jesus autoridade para a missão.
A função dos discípulos, segundo o evangelho, é a de libertar pessoas de opressões, de demônios e de doenças. Assim como Jesus veio para recriar o homem, também cada um que crê, cada comunidade precisa trabalhar com a finalidade de livrar as pessoas de toda alienação; também de curar e fazer de todos novas criaturas pela força do Espírito que esteve no trabalho de Jesus e contínua presente na vida e ação de quem dá a Jesus sua adesão. Vejamos Luc 4,18s: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para curar os contritos de coração, libertar os oprimidos e devolver a vista aos cegos.”
Fica conosco Senhor e dá-nos teu Espírito.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.