Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 21/07

21 JUL 2017
21 de Julho de 2017

Mateus 12, 1-8   

 

“Atravessa Jesus os campos de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar as espigas para comê-las. Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: “Eis que os teus discípulos fazem o que é proibido no dia de Sábado.”  Jesus respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros, como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição?  Ora, nem a ele nem àqueles que o acompanhavam era permitido comer esses pães  reservados só aos sacerdotes. Não lestes na lei que, nos dias de Sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do Sábado e não se tornam culpados? Ora, eu vos declaro que aqui está quem é maior que o templo. Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia não o sacrifício... não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do Homem é também o senhor do Sábado.”

 

Meditando a Palavra

 

“Se soubésseis o que significa: Misericórdia é que eu quero e não sacrifício, não condenaríeis os que não tem culpa.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a misericórdia deve estar acima do sacrifício e verdadeira justiça é a salvífica. Jesus veio para salvar e não condenar os inocentes, aqueles necessitados do amor de Deus que protege e sustenta a vida.

Colher espigas para matar a fome, como Davi e seus companheiros tomaram os pães consagrados e comeram não é pecado porque é um ato movido pela extrema necessidade. A lei deve estar a favor da vida. A lei está aí para ajudar o homem e proteger a vida. A lei do Sábado é boa enquanto não anula o homem. “O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado.” Só a sabedoria pode vir em socorro da verdadeira liberdade que supera todo formalismo que não ajuda a acolher e manter a vida. Segundo Jesus, tanto no passado, Antigo Testamento, como no presente- Novo testamento, o que vale é o amor que leva a uma verdadeira convivência de partilha dos bens materiais e espirituais.

Fica conosco Senhor, e dá-nos compreender o que significa misericórdia é que eu quero e não sacrifício. Livra-nos Senhor, de tudo que asfixia a vida, não permitindo viver a alegria do teu Reino. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!