Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia

20 JUL 2017
20 de Julho de 2017

Mateus 11, 28-30        

 

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

 

Meditando a Palavra

 

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus com uma lei renovada transmite aos homens a alegria do Reino. Antes a alegria estava em observar a lei. A imagem do jugo era muito conhecida no AT. Vejamos Jeremias 2,20: “Há muito quebraste teu jugo  rompeste teus laços, dizendo: Não vou servir a  ninguém. Sobre qualquer  colina elevada à sombra de cada árvore verde tu te deitas, feito uma prostituta.”

Segundo Jeremias, Israel acreditava poder associar ao culto de seu Senhor o dos boalin do território que tomou posse, aos quais  se atribuía a capacidade de fecundidade da terra. Celebrava-se culto em lugares e evocavam a fertilidade, bosques de árvores sempre verdes. Israel desobedecia a lei, ou seja, quebrava o jugo.

No evangelho Jesus fala também contra os fariseus que impunham fardos pesados- jugo- sobre os ombros do povo sofrido. Hoje, Jesus ao dizer “Vinde a mim”, propõe um novo jeito de se relacionar com Deus. Faz superar todo legalismo que impede o homem conhecer o coração de Deus que está sempre voltado para dar sentido a vida para quem dele se aproxima. Jesus revela no seu modo de agir a bondade de Deus que exige um coração puro, um coração capaz de aceitar sua ação na história.

Em Jer 31,25 temos: “Eu apagarei a sede dos que estão esgotados e devolverei vigor aos que estão cansados.”

Fica conosco Senhor, e dá-nos compreender os mistérios do Reino de Deus para que ninguém fique excluído do amor que acolhe e cura os que sofrem sob o peso de qualquer espécie de legalismo que esvazia o sentido da vida. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!