Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 06/06

06 JUN 2023
06 de Junho de 2023

Marcos 12, 13-17        

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”

15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

 

Meditando a Palavra:

“Jesus lhes disse: Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

O evangelho de hoje nos ensina que o imposto devido a César não tem caráter absoluto e definitivo da obediência a Deus. Se a moeda traz a esfinge de César é porque eles estão submetidos a César, logo precisam dar a César o que é de César. Quanto a Deus este está acima de César e a Ele se deve a total obediência, honra e louvor. Uma outra questão que aparece neste evangelho é a dos adversários de Jesus que pretendem mostrar-se interessados na honra de Deus, mas passam por alto e fazem vistas grossas diante do fato de que esse Deus está no centro da questão debatida. O problema de fundo é Deus e a relação dos homens com Ele. O que Jesus exige é que devolvam a César o que é de César, mas esse César não pode ter nada junto com Deus, nem contraposição a Ele. À luz do que é de Deus, deve-se determinar o que é que pertence a César.

Fica conosco Senhor e dá-nos estar em plena sintonia com nossa entrega a Deus que exige amor ao próximo como cada um ama a si mesmo. Amar o próximo como a si mesmo só é possível quando se descobre que o Deus de Jesus exige igualdade e fraternidade para todos. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!