
João 9, 1. 6-9. 13-17. 34-38.
Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" (que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: "Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando? "
Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". Mas ele próprio insistia: "Sou eu mesmo". Levaram aos fariseus o homem que fora cego.
Era sábado o dia em que Jesus havia misturado terra com saliva e aberto os olhos daquele homem. Então os fariseus também lhe perguntaram como ele recebera a visão. O homem respondeu: "Ele colocou uma mistura de terra e saliva em meus olhos, eu me lavei e agora vejo". Alguns dos fariseus disseram: "Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado". Mas outros perguntavam: "Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? " E houve divisão entre eles. Tornaram, pois, a perguntar ao cego: "Que diz você a respeito dele? Foram os seus olhos que ele abriu". O homem respondeu: "Ele é um profeta". Diante disso, eles responderam: "Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? " E o expulsaram.
Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: "Você crê no Filho do homem? "
Perguntou o homem: "Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? "
Disse Jesus: "Você já o tem visto. É aquele que está falando com você" .Então o homem disse: "Senhor, eu creio". E o adorou.
Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que veem se tornem cegos". Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: "Acaso nós também somos cegos? "
Disse Jesus: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece".
Meditando a Palavra
“Vai lavar-te na piscina de Siloé, que quer dizer enviado. O cego foi, lavou-se e voltou vendo.”
O evangelho de hoje nos ensina que é necessário percorrer um caminho para alcançar a iluminação. Segundo este evangelho o cristão é um iluminado. O cego de nascença passa por várias etapas para finalmente afirmar: “Creio Senhor.”
Jesus, o enviado do Pai é o que tem poder para curar a cegueira do homem para que possa ver e reconhecer o bem que Deus quer fazer pelo povo que vive abandonado.
“Os vizinhos e os que estavam acostumados a vê-lo, porque era mendigo, diziam: Não é este que ficava sentado a esmolar?”
O cego de nascença depois de seu encontro com Jesus já não é mais o mesmo, torna-se um iluminado, capaz de manter-se firme na fé, apesar dos conflitos. Não tem medo dos questionamentos daqueles que detém o poder e são contra Jesus e sua obra.
Fica conosco Senhor e cura toda nossa cegueira para que como o cego de nascença que recebeu tua cura, também nós tenhamos a firmeza de testemunhar somente a verdade. Por isso te pedimos visita o teu povo necessitado de libertação para que seja despertada a consciência de filhos e filhas do Pai amado. Que a tua Igreja Senhor, seja o lugar onde resplandece a luz que não tem ocaso para todos que te procuram.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.