
Mateus 5, 13-16.
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13”Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Meditando a Palavra
“Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo.”
O evangelho de hoje nos ensina que ser sal da terra e ser luz do mundo só é possível pelo trabalho que faz o pequeno, o sem vez e sem voz, ser querido de Deus.
Sal que congrega, que chama de volta para o coração do Pai.
Luz que ilumina e facilita ver com esperança renovada o rosto amoroso de Deus. Tudo isto foi possível de ser visto na pessoa e na obra de Jesus. Vejamos Jo 14,9b: “Quem me viu, viu o Pai. Como pode dizer: Mostra-nos o Pai?”
Quando Jesus afirma vós sois o sal da terra, vós a luz do mundo, simplesmente exige que o discípulo, aquele que crê nele, não pode ser diferente dele. Em 1 Cor 2,2 temos: “Irmãos quando fui ter convoco não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.”
Assim como Jesus, o cristão é sal porque mostra ao mundo a bondade que tem seu fundamento na justiça e a misericórdia de Deus que rompe com tudo que é ódio e rancor.
Também deve ser luz que faz ver para além da penumbra ou seja não põe sua esperança no que é transitório. Sendo luz que revela o quanto Deus é bom no seu agir o cristão torna-se sinal de um novo tempo e de uma exigência nova que fala de partilha, de perdão e do amor gratuito que renuncia a violência.
Fica conosco Senhor, e dá-nos ser luz para que edifiquemos uma cidade que canta a alegria da tua vitória que é para nós a justiça de Deus.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.