
Marcos 6, 30-34
“Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Meditando a Palavra:
“Assim que ele desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor.”
O evangelho de hoje nos ensina que as multidões que acorrem a Jesus são de gente sem esperança, talvez, neste meio podemos encontrar rebeldes que abandonaram as cidades e as aldeias e até mesmo o campo para fugir às perseguições, aos excessos dos invasores romanos. Tal situação oprimia o coração de Jesus. Por isso é que Jesus lhes dispensa toda sua atenção através do anúncio de um novo tempo de justiça, paz e amor. “E começou a ensinar-lhes muitas coisas.” Jesus sente a necessidade do povo e não se importa de gastar o seu tempo para que todos tenham a clareza de uma vida livre e plena de sentido. A justiça, a paz e o amor são os componentes do discurso de Jesus para as multidões que estão excluídas de tudo isso. “Ele ama a justiça e o direito; da bondade do Senhor está cheia a terra.” (Sl 33,5) Segundo o evangelho, só Jesus, o enviado do Pai, tem a resposta para a questão do sofrimento que oprime o homem. Em Ez 34,5 temos: “Assim, por falta de pastor, dispersaram-se muitas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras.”
Fica conosco Senhor, e continua reunindo o teu povo que precisa de vida, esperança e paz. Que nada falte àqueles que são teus e estão no teu serviço. Dá a todos um coração segundo a medida do teu coração. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.