Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 16/08

16 AGO 2022
16 de Agosto de 2022

Mateus 19,23-30          

 

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

 

Meditando a Palavra:

 

“Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos; Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos céus. E vos digo ainda, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que u rico entrar no Reino de Deus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que não podemos inverter os valores do Reino de Deus Se colocarmos o dinheiro como primeira opção de nossa vida, ou, como nossa razão de ser, então torna-se difícil entrar no reino dos céus. A vivência da fé na comunidade cristã pressupõe renúncia, por isso é muito difícil para quem tem muito, ou seja para quem é rico. A dificuldade so ricos se situa na impossibilidade de se desapegar de suas riquezas, mas sobretudo no fato de que a administração destas capta o essencial de suas energias. Jesus exige entrega total de quem aceita o eu convite para estar no seu serviço e consequentemente do próximo. “Eu não vim para ser servido, mas para servir” – diz Jesus. A doação a Cristo e aos irmãos só é possível na medida que o reino e Deus seja a primeira opção. Ao dizer: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico no reino de Deus – Jesus faz lembrar que o camelo com sua corcova repleta, transportando seu alimento e sua bebida por várias semanas, sua indiferença soberana, empoleirado em suas altas patas, que lhe permitem olhar de cima o que se passa neste baixo mundo. Muitas vezes este animal é atacado por crises de cólera repentinas e terríveis, por vezes assassinas. A imagem do camelo é uma advertência para quem quer entrar no reino de Deus. A salvação é Dom gratuito de Deus mas exige esforço para que toda indiferença seja superada através da renúncia.

Fica conosco Senhor e dá-nos fé confiante. Abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!