Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 15/08

15 AGO 2022
15 de Agosto de 2022

Mateus 19, 16-22    

 

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

 

Meditando a Palavra:

 

“Se queres ser perfeito, vai, vende todos os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que não podemos ficar divididos entre Cristo e as riquezas. As riquezas não podem representar impedimento para doar a vida a Cristo e aos irmãos. A todos é feita a mesma proposta de seguir a Cristo deixando tudo, de se tornar pequeno para entrar no Reino dos céus. O convite feito ao jovem, segundo Mateus, é o que Jesus faz todos os dias a cada um de nós. Para ser discípulo de Jesus é preciso passar para além da formalidade da lei. Neste evangelho a comunidade crista é convidada a superar toda perfeição formalista e escrupulosa dos escribas e fariseus. Ao dizer: se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus – Jesus simplesmente exige que a opção seja uma escolha livre. O homem é convidado a estabelecer laços preferenciais fundados na justiça e no amor. Segundo Jesus o homem precisa não somente estar bem com as coisas do humano, mas com o próprio Deus, pois só assim poderá ser perfeito como Deus é perfeito. Optar por Jesus é aceitar fazer o caminho de Jesus que passa pela renúncia em vista da partilha na convivência de irmãos. Fica conosco, Senhor, e dá-nos fé confiante para aceitar o teu convite que conduz a perfeição, ou seja, a plena participação nos bens do Reino de Deus. Queremos Senhor ser perfeitos, segundo a nova justiça do Reino que é doação a Deus e ao próximo, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.   

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!