Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 02/07

02 JUL 2022
02 de Julho de 2022

Mateus 9, 14-17    

 

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

 

Meditando a Palavra:

 

“Jesus respondeu; Por acaso podem os amigos do noivo estar de luto enquanto o noivo está com eles?”

O evangelho de hoje nos ensina que o verdadeiro jejum é renunciar as formas de mentalidade que não permitem o triunfo do reino de Deus e a sua justiça. Jejuar para Jesus é mais do que fazer ou deixar de fazer algo. A intenção do jejum deve consistir na alegria de que o Reino mais cedo ou mais tarde vai triunfar.  Os discípulos de João Batista e os dos fariseus não tinham percebido a irrupção do Reino de Deus na pessoa de Jesus. Eles estavam presos ao sistema antigo de tal forma que tinham os olhos fechados para a novidade de Jesus que convida para a festa da vida manifesta na alegria de um tempo de graça da parte de Deus. A convivência de Jesus com os discípulos é comparada a um banquete de bodas para mostrar a relação do homem com Deus na nova aliança: o alegre serviço guiado pela adesão a Jesus, nada mais é do que amizade com ele e compromisso uns com os outros. Na carta aos Gálatas 6,2 temos: “ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos e deste modo cumprireis a lei de Cristo.”

Fica conosco Senhor e dá-nos aceitar a tua presença na nossa vida pessoal e comunitária através de uma resposta de serviço a toda humana criatura. Que a nossa alegria seja fruto da certeza de que somos ovelhas do teu rebanho, Senhor, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!