Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

EVANGELHO DO DIA 27/06

27 JUN 2022
27 de Junho de 2022

Mateus 8,18-22          

 

“Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago. Nisto aproximou-se dele um escriba e lhe disse:” Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.” Respondeu Jesus: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça.”

Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.”  Jesus porém, lhe respondeu: “Segue-me e deixe que os mortos enterrem seus mortos.”

 

Meditando a Palavra

 

“Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que é preciso disposição total para seguir Jesus. Enterrar os mortos, segundo o evangelho, é romper com o passado para estar livre no serviço a causa do Reino que Jesus veio implantar.

Não permitir que o discípulo volte para enterrar o pai revela aqui a necessidade de romper com a tradição herdada do pai. Isto porque Jesus veio implantar um novo jeito de ver e viver a vida e consequentemente o relacionamento com Deus.

O que Jesus pede é que esqueça o passado, aqui representado na figura do pai, e se disponha a anunciar a boa nova ou seja a novidade do Reino.

As exigências de Jesus tem por finalidade uma opção pelo Reino universal que pode ser traduzida em abertura dos discípulos a todos. Não, o discípulo de Jesus não pode ser fechado, alheio aos sinais de Deus na história do Homem. A disponibilidade daquele que aceita seguir Jesus deve ser de fato concretizada pela disposição de vida e o desejo de partilhar as alegrias e sofrimentos e nunca alimentar qualquer tipo de ilusão.

Deixar tudo e enfrentar a insegurança da vida. Sempre viver da certeza de que a vida é doação de si aos outros ou seja ser para os outros.

Vejamos 2 Cor 8,9: “Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.”

Senhor queremos correr o risco para te seguir e estar no teu serviço, por isso te pedimos a graça da verdadeira compreensão da tua pobreza e generosidade. Fica conosco, Senhor e ajuda-nos a responder ao teu chamado, onde quer que estejamos.

Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!