Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 26/06

26 JUN 2022
26 de Junho de 2022

Lucas 9,51-62       

 

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

 

Meditando a Palavra

 

"As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". O evangelho de hoje nos ensina que a rejeição de Jesus pelos samaritanos não foi impedimento para seguir o caminho para Jerusalém e continuar anunciando o reino de Deus. O seguimento de Jesus exige total disponibilidade. Para Jesus o difícil não é escolher entre bem e o mal, mas entre o bom e o melhor.  Para seguir Jesus é preciso ser desprendido, ou seja, ser capaz de deixar as seguranças para correr o risco de anunciar o Reino de Deus e a sua justiça, sem olhar e sem voltar para trás.  Ao dizer: "O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, Jesus se mostra solidário com aquele que não tem um lugar próprio. Também Jesus quer que os seus discípulos de todos os tempos compreendam que a opção pelo Reino de Deus rompe com qualquer particularismo. O Reino é universal e por isso exige um amor universal, amor que supera a relação de vizinhança ou de parentesco. Romper com qualquer particularismo nada mais é do que estar aberto aos apelos do Evangelho.

Fica conosco, Senhor, e dá-nos compreender que ser o teu discípulo ou discípula é ter uma vida comum com as tuas exigências   de solidariedade e fraternidade. Queremos, Senhor, ser fiéis ao teu chamado para construir aqui na terra o teu Reino que justiça, paz e amor. Abençoa, Senhor, nossa vida e o nosso trabalho, Amém!   

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!