Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 25/06

25 JUN 2022
25 de Junho de 2022

Lucas 1, 57-66. 80      Natividade de S. João Batista   

 

“Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. No oitavo dia foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. Mas sua mãe interveio: “Não, disse ela, ele se chamará João.”

Replicaram-lhe: “Não há ninguém na tua família que se chama por esse nome.” E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. Ele, pedindo uma tabuínha, escreveu nela as palavras: “João é o seu nome.”   Todos ficaram pasmados.

E logo se lhe abriu a boca e solte-se –lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus.

O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: “Que será este menino?”  Porque a mão do Senhor estava com ele.

O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.”

 

Meditando a Palavra

 

“Pedindo uma tabuinha ele escreveu:  Seu nome é João.”

 

O evangelho de hoje, natividade de S. João Batista, nos ensina que o nascimento de João foi motivo de admiração para todos que esperavam a salvação de Israel.

Também é com admiração e alegria que celebramos sua festa, pois sendo ele o precursor, nos ajuda na compreensão do amor de Deus que usa de misericórdia de geração em geração.

Vejamos o versículo 98: “Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, pelo qual nos visita o astro das alturas.”

Reconhecer a visita de Deus e ser tocado pela admiração é sentir-se bem próximo de Deus e começar a ter sentimentos que revelam na vida a ação do próprio Deus.

Vejamos em Col 3,12: “Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, de humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros com amor e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro.”

O nascimento de João Batista e sua festa, no dia de hoje, nos adverte para a proximidade de Deus e sua salvação para todos nós. Ninguém na família de Zacarias tinha o nome de João.

Então por que “João é seu nome,” perguntavam os parentes. João porque Deus no seu jeito de operar quer dar um sentido novo a história, não só de Israel mas de toda humanidade.

A ruptura com a tradição familiar nos ensina que de agora em diante a salvação será para todos e João será o seu precursor.

Senhor, dá-nos um coração totalmente devotado a tua causa, para isso te pedimos: livra-nos de todo preconceito que impede que a tua salvação alcance a todos. Abençoa,Senhor, a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!