Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 17/10

17 OUT 2021
17 de Outubro de 2021

Marcos 10,35- 45         

 

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”.

36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”

37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”.

E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

 

Meditando a Palavra:

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

O evangelho de hoje nos ensina que os discípulos de Jesus, não devem buscar o poder mas sim  o amor e o sentido do serviço. Jesus condena qualquer forma de ambição, nem que ela possa aparecer ingênua. A ambição coloca em risco o fundamento da proposta de Jesus que é o serviço. O modelo que Jesus deixa para ser seguido é o do servo. O servo é aquele que ocupa o nível mais baixo na sociedade, a quem todos podem dar ordens. A exemplo do servo a comunidade cristã deve estar dia e noite atenta aos desejos do seu Senhor e mestre. Quem preside na comunidade deve considerar todos como seus superiores, assim como Jesus se colocou no meio dos discípulos e lavou os pés de cada um deles, também deve fazer quem na comunidade exerce função de liderança. “Se, portanto, eu o mestre e o Senhor vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns aos outros, diz Jesus.” Só podemos entender as exigências de Jesus, se antes considerarmos a nossa eleição e destinação. Não podemos ser de Jesus, trabalhar para Jesus, com a mentalidade daqueles que governam os povos com poder e tirania e que ainda querem ser tidos como benfeitores. João e Tiago desejavam os primeiros lugares mas com o tempo se converteram e morreram como fiéis servidores dos irmãos, servindo a causa do evangelho. Tudo isto mostra que é possível romper com toda forma de ambição que desfigura o evangelho e estraga a convivência de irmãos.   

Fica conosco Senhor, e abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!