Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho o dia 31/07

31 JUL 2021
31 de Julho de 2021

Mateus 14, 1-12.    Santo Inácio de Loyola   

 

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes mira­culosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

4Pois João tinha dito a He­ro­des: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a He­ro­des 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

 

Meditando a Palavra:

 

“Herodes mandou decapitar João no cárcere. Seus discípulos pegaram o seu corpo e sepultaram.” Em seguida foram anunciar o ocorrido a Jesus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a morte de João Batista é característico do que acontece no nosso mundo: a eliminação dos inocentes por aqueles que se julgam cobertos de poder e prestígio. Muitas vezes tudo é feito por motivos inconfessáveis, como a ambição, cálculo, inveja, ciúme e até a falsa moral. Os discípulos de João Batista foram levar a notícia da morte a Jesus. Também nós somos, a partir desse evangelho, convocados a não deixar passar desapercebido diante do Senhor tudo aquilo que não é digno do que ele veio trazer. Por isso precisamos ser conhecedores dos mistérios do Reino de Deus. “Buscai o Reino de Deus e sua justiça”, diz Jesus (Mt 6, 38) João morre por causa da justiça. Também Jesus morre por causa da justiça e quem se faz discípulo de Jesus, com certeza terá dificuldades em lutar para estabelecer a justiça, segundo o querer de Deus, numa terra permeada por tantas injustiças. Toda obra de João Batista, como a de Jesus, que tem sua continuidade através de nós que cremos e buscamos a justiça, sofre ataques, resistências, mas a vitória está assegurada por Deus. Vejamos Mateus 12-51:” Pensai que vim para estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, mas a divisão.” Pela intercessão de Santo Inácio de Loyola, abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém. 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!