Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 18/01

18 JAN 2021
18 de Janeiro de 2021

Marcos 2, 18-22          

 

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.


Meditando a Palavra

 

“Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles?”

 

O evangelho de hoje nos ensina que enquanto o noivo está presente os amigos não podem jejuar. Isto porque os amigos cuidavam de preparar e manter a festa deviam trabalhar para que a alegria fosse completa. Jesus, o Messias, é o noivo e os discípulos são os amigos. Ao dizer: os amigos não podem jejuar, Jesus lembra que a observância costumeira, em razão da presença do noivo, do Messias, é suspensa. Os discípulos de Jesus estão num nível superior dos discípulos de João Batista e dos fariseus. Jesus é o noivo, o Messias, que veio para celebrar as núpcias com o povo representado pelos discípulos. Ao dizer: dias virão que o noivo lhes será tirado e então jejuarão, Jesus fala de sua morte e o fim momentâneo da alegria. Fato que a Igreja celebra todos os anos. Quanto a colocar remendo novo em roupa velha e vinho novo em odres velhos, é para mostrar o contraste entre o antigo e o novo. Em Rom 7,6 temos: “Agora, porém, estamos livres da lei, tendo morrido para o que nos mantinha cativos, e assim podermos servir em novidade de espírito e não na caducidade da letra.” Segundo um ensinamento deu um rabino, no fim dos tempos era previsto a abolição dos mandamentos, por já estarem gravados no coração do homem. A observância seria espontânea na liberdade de filhos e filhas de Deus.

Fica conosco Senhor e dá-nos acolher no nosso coração a tua lei para que possamos gozar da tua alegria. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!