Mateus 12, 46-50 Apresentação de Nossa Senhora
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Meditando a Palavra
“50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
O evangelho de hoje nos ensina um novo modelo de parentesco, baseado na obediência a Deus. Este novo modelo de parentesco é determinado por aqueles que ficam sentados ao redor de Jesus, aqueles que estão dentro de casa. Os que estão fora só poderão participar deste novo modelo caso abram mão de prerrogativas ou seja de privilégios.
Fazer a vontade Deus para ser irmão, irmã e mãe.
Jesus é o Messias e sua vocação de Messias é causa de inquietação para muitos de modo especial para os familiares. Jesus não renuncia a nada, antes afirma que só pela escuta de sua palavra e pela obediência a Deus é possível ser da sua família.
Jesus rompe com um esquema e mostra um outro para quem deseja de fato agradar a Deus, ser íntimo de Deus. Tudo isto em nada desabona Maria, mãe de Jesus, antes mostra que o caminho de Jesus é cheio de surpresas. Assim como Maria sempre esteve aberta a novidade de Deus, também nós precisamos saber acolher a palavra de Jesus, que toca e transforma a vida e as estruturas que precisam da ação renovadora de Deus.
Vejamos Rom 12, 2: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.”
Fica conosco Senhor, e fazei com que sejamos de fato de tua família e abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.