Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 16/02

16 FEV 2020
16 de Fevereiro de 2020

Mateus 5,17-37     (Mt. 5,20-22a.27-28.33-34a.37)              

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo. 27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas `cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

 

Meditando a Palavra

 

“Eu vos asseguro que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no Reino dos céus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus quer que seja superado, vencido, todo tipo de formalismo, observância exterior para ganhar a recompensa seja aqui na terra como no céu.

Jesus vai a raiz da questão e chama a atenção para o que é justo e agradável a Deus. Ao dizer: “Eu vos asseguro, eu vos digo”, Jesus quer mostrar a vontade amorosa de Deus por trás da palavra transmitida. No tempo de Jesus quem tinha o poder de controlar a lei eram os escribas e fariseus.

Jesus o que faz? Tira este poder das mãos do escribas e fariseus e devolve ao legítimo dono- Deus.

A vontade de Deus pode ser deturpada, por isso o evangelho vai à raiz da questão, chamando a atenção contra o legalismo que não passa de uma imposição. Nossa diferença está em fazer o que agrada a Deus. Somos pecadores e não podemos ignorar a necessidade de conversão. Devido a nossa condição diante de Deus devemos deixar a autossuficiência própria do comportamento farisaico. No salmo 129,3 temos: “Se tiverdes em conta nosso pecados, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?”

Fica conosco Senhor, e fazei com que a nossa justiça seja de fato, segundo o que somos diante de vós. Livra-nos de julgar, condenar e de tudo que induz negar o teu amor na nossa vida e na vida dos irmãos e irmãs. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!