Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 21/01

21 JAN 2020
21 de Janeiro de 2020

Marcos 2, 23-28.      Santa Inês    

 

“Num dia de Sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas. Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no Sábado o que não é permitido?” Jesus respondeu-lhes:

“Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Ele entrou na casa de Deus,sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros.” E dizia-lhes:  “O Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o Sábado; e para dizer tudo, o Filho do Homem é senhor também do Sábado.”

 

Meditando a Palavra

 

“O Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o Sábado.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que toda lei deve estar subordinada ao amor de Deus e do próximo. Os fariseus, segundo o evangelho, chamam a atenção de Jesus, mas Jesus lembra o que fez Davi e os seus companheiros quando necessitavam e tiveram fome. Se Davi fez tal coisa e não pecou, menos ainda os discípulos. Com isso Jesus responde a acusação dos fariseus.

Neste evangelho temos ainda o aspecto missionário de Jesus, assim como Davi e seus companheiros buscavam consolidar o Reino, também Jesus com punhados de discípulos está implantando o Reino de Deus e sua justiça. Aqui o que mais chama a atenção é o amor a Deus e ao próximo. Não, não pode nenhum sentimento que não busca de verdade Deus e o próximo contrariar a obra de Jesus. “O Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o Sábado.” A religião dos escribas e fariseus não se importava com o homem, por isso deixava o homem escravo e curvado sob o peso do fardo que negava o amor de Deus, fonte de vida e vida em plenitude.

O homem, segundo Jesus, é o centro da atenção. Tudo o que for feito deve ser feito com a finalidade de torná-lo cada vez mais próximo da verdade que liberta, que é Cristo Jesus.

Toda forma de religião só se entende quando de fato revela o amor em atos concretos de fé, esperança e caridade.

Abençoa, Senhor, a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!