Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 20/01

20 JAN 2020
20 de Janeiro de 2020

Marcos 2, 18-22.     S. Fabiano e S. Sebastião      

 

“Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?”

Jesus respondeu-lhes: “Pode porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto tem consigo o esposo, não lhes é possível jejuar. Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado e então jejuarão. Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha, do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada, e torna-se pior o rasgão .

E ninguém põe vinho novo em odres velhos, se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres; mas para vinho novo, odres novos.”

 

Meditando a Palavra

 

“Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles?”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a prática do jejum e a penitência no antigo povo de Deus (AT) eram uma forma d interpretação da vinda do Messias, agora (NT) os discípulos de Jesus Não precisam disso, porque Jesus, o Messias está com eles.

A questão de que no dia em que o noivo lhes for tirado então jejuarão, mostra o momento do desaparecimento de Jesus ou seja sua ascensão ao céu, expressão da indigência e do abandono e do desejo ardente de participar das núpcias definitivas com ele no seu retorno final.

Podemos ver que o jejum e a penitência no ensino de Jesus tem algo a ver com o nosso compromisso com o seu retorno. Nossa vida de discípulos do Senhor precisa ser vivida do ardente desejo de que ele volte para a festa que não tem fim. Todos nós que cremos, vivemos na certeza de sua presença e na esperança de sua volta. O nosso jejum e penitência, segundo este sentido, tem um sabor novo, um sabor diferente do sabor dos discípulos de João Batista.

Nosso jejum e penitência têm como exigência preparar todo nosso ser para total vivência da fé, da esperança e da caridade.

Senhor, ajuda-nos a conhecer o teu desejo e fazer com que através de nossa vida todos os homens alcancem a salvação. Venha a nós a unção do teu Espírito para que tudo seja novo. Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!