Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 20/11

20 NOV 2019
20 de Novembro de 2019

Lucas 19, 11-28.     20/11

 

“Ouviam-no falar. E como estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente; ele acrescentou esta parábola: “Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar. Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: Negociai até eu voltar. Mas os homens daquela região odiavam- no e enviaram atrás dele embaixadores para protestarem: Não queremos que ele reine sobre nós. Quando, investido da dignidade real, voltou, mandou chamar os servos a quem confiara o dinheiro a fim de saber quanto cada um tinha lucrado. Veio o primeiro: Senhor a tua mina rendeu dez outras minas. Ele lhe disse: muito bem servo bom, porque foste fiel nas coisas pequenas, receberás o governo de dez cidades. Veio o segundo: Senhor a tua mina rendeu cinco outras minas. Disse a este: Sê também tu, governador de cinco cidades. Veio também o outro: Senhor, aqui tens a tua mina, que guardei embrulhada num lenço; pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Replicou-lhe ele:

Servo mau, pelas tuas palavras te julgo. Sabias que sou rigoroso, que tiro o que não depositei e ceifo o que não semeei... Por que, pois, não puseste o meu dinheiro num banco? Na minha volta eu o teria retirado com juros. E disse aos que estavam presentes: Tire-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas. Replicaram-lhe: Senhor, este já tem dez minas!...

Eu vos declaro: a todo aquele que tiver, dar-se-lhe-á, mas, ao que não tiver ser-lhe-á tirado até o que tem. Quanto aos que me odeiam, e que não me quiserem por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença. Depois destas palavras. Jesus os foi precedendo no caminho que sobe a Jerusalém.”

 

Meditando a Palavra

 

“Quanto a estes meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e trucidai-os em minha presença.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a cega oposição a Cristo e a seu evangelho encontrará, no fim dos tempos, condenação bem severa. Jesus usa uma imagem que faz lembrar o comportamento de um soberano oriental. De fato, Arquelau fez isto quando voltou de Roma. Como será no dia da volta do Senhor?  Não podemos ficar perdidos em reflexões. Antes precisamos saber que o Dom de Deus recusado não se perde, mas é concedido a um outro: “Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.”

Vejamos Mateus 21, 43: “Por isso vos afirmo que o Reino de Deus vos será tirado e confiado a um povo que produza fruto.” 

Em Rom 11, 11 temos: “Teriam eles tropeçado para cair? De modo algum! Mas da sua queda resultou a salvação dos gentios. para lhes excitar o ciúme.”

Fica conosco Senhor, e concedei-nos acolher a tua palavra num coração capaz de produzir frutos. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.


Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!