Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 18/04

18 ABR 2019
18 de Abril de 2019

João 13, 1-15     Ceia do Senhor     

 

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.

Durante a ceia – quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo – sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.

Em seguida deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.  Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse:

“Senhor queres lavar-me os pés!”

Respondeu-lhe Jesus: “O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve.”  Disse-lhe Pedro: “Jamais me lavarás os pés!”

Respondeu-lhe Jesus: “Se eu não tos lavar, não terás parte comigo.”

Exclamou então Simão Pedro: “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” Disse-lhe Jesus: “Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se, está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!”

Pois sabia quem o havia de trair, por isso disse: “nem todos estias puros.”

Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: “Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.”

 

Meditando a Palavra:

 

“Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que ao lavar os pés dos discípulos Jesus mostra o amor que serve e também é doação até o fim. Estar no serviço não só por um momento, mas até o fim, ou seja ir até as últimas conseqüências no compromisso de servir segundo as exigências do amor. A atitude de Jesus revela o caminho que ele escolheu.

Ser servo, estar no serviço e morrer na cruz como escravo, ou seja como alguém sem importância para um tempo no qual o que mais sobressaia era ser servido.

Vejamos Lucas 22, 25: “Jesus disse-lhes: os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores.”

O lava-pés é uma mostra de como deve ser a comunidade que vive da fé em Jesus.

O serviço até as últimas conseqüências, até a morte é para cada um que crê, sem exceção. Só no serviço, -lava-pés- a comunidade pode viver a cordialidade que ensina Jesus. “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.” Responde Pedro: “Senhor, não apenas os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”

A lei do serviço exige profundidade de coração ou seja sensibilidade . Quem deseja seguir o Mestre e Senhor precisa romper com todos os bloqueios para de fato, como Jesus estar no serviço que constrói fraternidade.

Senhor, queremos aceitar o teu ensino para fazer da nossa vida doação. Não permitas que pela falta de amor, o perdão seja negado por aqueles que tem a missão de lavar os pés. Fica conosco, Senhor, e dá-nos um coração livre para acolher e servir, segundo nos ensinas. Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém. 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!