Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 10/04

10 ABR 2019
10 de Abril de 2019

João 8, 31-42    

 

 “E Jesus dizia aos judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres?” Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega o pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois a raça de Abraão, mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós. Eu falo o que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai.”

“Nosso pai, replicaram eles, é Abraão.” Disse-lhes Jesus: “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez . Vós fazeis as obras de vosso pai.”

Retrucaram-lhe eles: “Nós não somos da fornicação, temos um só Pai: Deus.”

Jesus replicou: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.”

 

Meditando a Palavra

 

“Se o Filho vos libertar, sereis, realmente livres.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que alguns judeus ao ouvirem as palavras de Jesus, conceberam um início de fé nele. Mas, uma vez que, Jesus apresenta pretensões contrastante com a fé antes professada por eles, vacilam e voltam atrás.

O evangelho quer nos mostrar um conflito entre os judeus e os cristãos da Igreja primitiva. Conflito este devido a concepção de fé. A dificuldade em aceitar a liberdade trazida por Jesus é o motivo principal. Isto porque a liberdade que Jesus anuncia diz de valores fundamentais da vida, como por exemplo, a presença de um Deus comprometido com a vida, especialmente com os pequeninos, os últimos da comunidade. Para Jesus, crer no Pai implica em crer nele, e no que ele está fazendo. Jesus está libertando todos do esquema gerador de morte para uma vida de partilha. Tudo o que Jesus faz é possível para quem crê, porque o conhecimento verdadeiro do Pai liberta da auto-suficiência, de não querer aceitar a mediação de Jesus para se salvar e partilhar os dons da salvação com todos sem exceção.

Fica conosco Senhor, e dá-nos conhecer a verdade para que toda a nossa vida seja um sim a vida. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!