Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 15/03

15 MAR 2019
15 de Março de 2019

Mateus 5, 20-26   

 

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.

22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiver­es levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

 

Meditando a Palavra:

 

“Se estiveres para fazer a tua oferta ao altar e ali lembrares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Depois, virás apresentar a tua oferta.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que o objetivo perseguido por Jesus é reconciliar os adversários, no primeiro caso por respeito a Deus, no segundo por medo das consequências muitas vezes desastrosas de um processo. A alusão a prisão nada mais é do que uma evocação ao castigo divino para quem não sabe honrar a Deus, respeitando o irmão. O que realmente Jesus exige é uma justiça que supere toda hipocrisia comum aos fariseus e doutores da lei. Segundo Jesus é preciso estar não somente em conformidade com o que define a norma legal, mas ser perfeito na abertura e disponibilidade com o próximo.

Em Mateus 5,48 temos: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Fica conosco e fazei com que o teu amor seja o fundamento que anima as relações da convivência fraterna e de todo trabalho pela causa do teu Reino que também é nosso. Livra-nos Senhor, de tudo que possa representar morte para os irmãos, por isso te pedimos Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!