Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 10/03

10 MAR 2019
10 de Março de 2019

Lucas 4,1-13   

“Cheio do Espírito Santo voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo, ele nada comeu, e terminados estes dias, teve fome.

Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.” Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra de Deus.” O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: “dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e doou-os a quem quero. Portanto se te prostrares diante de mim, tudo será teu.” Jesus disse-lhe: “Está escrito Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás.” O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustentassem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra. “Jesus disse: “Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.”

 

Meditando a Palavra

 

 “Por quarenta dias e quarenta noite esteve jejuando. Depois teve fome.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que o jejum quaresmal é para nos dar força a fim de que superemos a tentação da abundância, do poder e do prestígio.

Três tentações  que podem estar presentes de diversas maneiras na nossa vida pessoal e comunitária.  De Jesus que venceu o diabo precisamos aprender como lidar com as coisas, com as pessoas e com Deus o nosso Pai.

As tentações são impedimentos para que o reino de Deus aconteça, através de uma sociedade justa. Vejamos o versículo 13: “tendo acabado toda tentação, o diabo o deixou até o tempo oportuno.”

Não, não podemos ficar na ilusão de que tudo está bem e nos descuidarmos da vigilância. Assim como o diabo voltou no último momento, o da cruz, também a dúvida pode vir sobre cada um ou sobre cada comunidade em forma de interrogações.

Onde está Deus? Será que ele está comigo?  Por que isto está acontecendo?

Lucas ao falar das tentações quer que entendamos a proporção de sua ação em determinado momento. Talvez este momento pode ser o último. Estar preparado ou preparada, através do jejum é ter adquirido a força necessária para permanecer fiel à vontade do Pai e o seu projeto de amor.  Lembremos da hora da paixão e também da traição de Judas. Não foi este o momento da manifestação do poder das trevas?  Saber lidar com as coisas, com as pessoas e com Deus deve ser o jeito como cada um que crê adquire sabedoria para não cair em nenhuma espécie de tentação.

Senhor, vem em nosso auxílio cada dia para que nada impeça de que o Reino de Deus, isto é, a construção da fraternidade seja de fato fruto da nossa fé em ti, que faz superar toda tentação.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.
Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!