Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 12/02

12 FEV 2019
12 de Fevereiro de 2019

Marcos 7,1-13   

 

“Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno dele. E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar. (Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar, cuidadosamente as mãos, e , quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal). Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: “Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?”  Jesus disse-lhes: “Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos. Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens.”

E Jesus acrescentou: “Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição. Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; e, todo aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja morto. Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe. Qualquer coisa que de minha parte te pudesse ser útil é corban, isto é, oferta, e já não lhe deixais fazer coisa alguma a favor de seu pai ou de sua mãe, anulando a palavra de Deus, por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes.”

 

Meditando a Palavra :

“Anulais a palavra de Deus com a tradição dos homens.”

O evangelho de hoje nos ensina que a verdadeira religião e o verdadeiro culto, segundo os profetas, é interior. Anular a palavra de Deus é não expressar o interior onde Deus quer ser o Senhor e aí agir. Os fariseus apegados a tradição humanas , simplesmente usavam a palavra, sem assumir com ela um compromisso de total libertação. Neste ensino Jesus une entre si religião, fé e amor, mandamento externo e obrigação interior.

Não, não dá para falar, fazer, sem antes ter uma profunda vivência da palavra que questiona e derruba barreiras ou seja hipocrisia, intolerância e falta de compromisso para com o que Deus quer. “Anulais a palavra de Deus com a vossa tradição.”

Para não cairmos na tentação dos fariseus e escribas precisamos ser vigilantes, a fim de que nenhuma observância por melhor que seja torne perigo fazendo de nós melhores que os outros. O Senhor veio para servir e não ser servido. Ninguém pode, segundo o Senhor, querer ser melhor e assim prejudicar o outro. Aceitar a palavra para cada um de nós é saber cuidar para que nada venha em prejuízo daquilo que Deus quer.

Senhor, queremos viver o amor, longe de nós o orgulho, fruto da intolerância.

Fica conosco e dá-nos a compreensão da tua lei de amor.

Abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!