Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 08/02

08 FEV 2019
08 de Fevereiro de 2019

Marcos 6, 14-29

“O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: “João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele.” Uns afirmavam: É  Elias!” Outros diziam  “É um profeta como qualquer outro.” Ouvindo isto, Herodes repetia: “É João a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou.”

Pois, o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe  com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão” Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo não o conseguindo porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.

Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião de seu aniversário, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos príncipes da Galiléia.

A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: “Pede-me o que quiseres , eu to darei.”

E jurou-lhe: “Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino.”

Ela saiu e perguntou à sua mãe: “Que hei de pedir?”  E a mãe respondeu: “A cabeça de João Batista.” Tornando logo a entrar apressadamente a presença do rei , exprimiu-lhe seu desejo: “Quero que sem demora me dês a cabeça  de João Batista.” O rei entristeceu-se , todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis  recusar.

Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

 

Meditando a Palavra

 

“É um profeta como outros profetas. Herodes ouvindo estas coisas, disse: João que eu mandei decapitar, foi ressuscitado.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que é necessário Ter a coragem de não ceder diante do mal, nem da mentalidade corrente, mas sermos diferentes, nós mesmos, no pensar, no escolher, no falar e no agir. Não, não podemos ir pelo que ouvimos falar. A responsabilidade diante de nós mesmos, do outro e de Deus deve ser a base para uma convivência, onde o nosso ponto de vista seja de fato coerente com a fé em Jesus, Nosso Senhor.

Toda conduta cristã, antes deve falar de Cristo que foi fiel até o fim. Vejamos: Jo 13,16:

“Como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.”

João Batista era amante da verdade e morreu, ou seja, ofertou sua vida pela causa da verdade. Isto nos convoca para que nada nos tire do caminho da verdade que liberta o homem na mente, no espírito e no coração.

Não, não podemos ser como Herodes que devido o seu agir foi tomado pelo medo. Antes, porém devemos estar a serviço da justiça e da paz a fim de que aqui seja construído o Reino de Deus.

Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!