Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 03/02

03 FEV 2019
03 de Fevereiro de 2019

Lucas 4, 21-30     

 

Naquele tempo: Entrando Jesus na sinagoga disse: 21 ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.’ 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: ‘Não é este o filho de José?’ 23 Jesus, porém, disse: ‘Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.’ 24 E acrescentou: ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.’ 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Meditando a Palavra:

 

“Todos testemunhavam a seu respeito, e espantavam-se das palavras cheias de graça que saiam de sua boca. E diziam: Não é o filho de José?”

 

O evangelho de hoje nos ensina que para os seus conterrâneos, Jesus era simplesmente o filho de José. Podia até falar com sabedoria, mas para que servem suas palavras sábias se não dá provas de sua autoridade por meio de milagres? Num primeiro momento até parece um sinal de fé, mas na verdade, é o contrário. Jesus não veio a este mundo para resolver os problemas, especialmente os de falta de fé, só com o impacto de milagres. O milagre é sua palavra: ela é que produz os milagres, que transforma a vida das pessoas, das famílias, das comunidades e cria um mundo novo. Recusar a palavra de Jesus nada mais é do que fechar o coração para a sua ação transformadora. A rejeição de Jesus em Nazaré da Galiléia mostra para nós que sua missão como a dos profetas Elias e Eliseu quer revelar que Deus deseja salvar todos os povos. O ano da graça que Jesus anuncia é a encarnação dos Dons de Deus na sua pessoa e missão. Compreender e aceitar sua pessoa e mensagem de salvação é dizer sim ao que Deus preparou desde toda eternidade para todos os povos, especialmente os mais necessitados, aqueles que estão sob o peso da opressão.

Fica conosco Senhor, e dá-nos compreender tua mensagem de amor que denuncia os males que oprimem a vida e anuncia uma esperança sempre renovada na ação da tua palavra que salva e liberta. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!