Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 16/01

16 JAN 2019
16 de Janeiro de 2019

Marcos 1, 29-39.    

 

“Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André. A sogra de Simão estava na cama, com febre, e sem tardar falaram-lhe a respeito dela. Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a, imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.

À tarde, depois do pôr do sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio. Toda a cidade estava reunida diante da porta. Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.

De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto; e ali se pôs em oração. Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo. Encontraram-no e disseram-lhe: “Todos te procuram.”

E ele respondeu-lhes: “Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois para isso é que vim.”

Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.”

 

Meditando a Palavra

 

“E ele curou muitos doentes de diversas enfermidades e expulsou  muitos demônios.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a missão de Jesus foi a de libertar o homem de toda espécie de sofrimento. Por isso Jesus Não só curou os doentes, também expulsou os demônios causadores de males.

Vejamos 1 Cor 14,33: “Nosso Deus não é o Deus de confusão, mas de paz.”

Expulsar demônios é libertar alguém de algo que o faz prisioneiro e servidor de uma causa que não concorre para o bem do Reino de Deus e sua justiça. O Reino de Deus e a sua justiça tem como fundamento a pessoa e a mensagem de libertação que possibilita ao homem ser uma nova criatura, nascida do poder do Espírito Santo. Segundo Marcos, Jesus ao tomar a sogra de Pedro pela mão nos revela e exige de nós sensibilidade no trato com as coisas do homem e de Deus. O trabalho de Jesus exige fé, entrega e caridade com base na justiça e misericórdia divinas.

Logo podemos entender porque os demônios são submetidos ao silêncio.

“Não consentia, porém que os demônios falassem, pois eles o conheciam.”

Reduzir os demônios ao silencio nada mais é do que preparar os seus discípulos para a compreensão de sua morte. É fazer entender que os milagres supõe fé, e esta só pode surgir depois da ressurreição.

É ter a chave do mistério de personalidade humana - divina de Jesus. É querer estar com Jesus e caminhar partilhando o mistério da Eucaristia, ou seja, da entrega e morte de cruz que salva, alimenta e faz a Vida ser plena de Deus e para a obra de Deus.

O serviço de Jesus na casa de Pedro e à porta da casa fala do nosso serviço de salvação e libertação do homem para que a paz de Deus seja a nossa paz.

Senhor, abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!