Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 07/11

07 NOV 2018
07 de Novembro de 2018

Lucas 14,  25-33   

 

“Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:”Se alguém  vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?  Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”

 

Meditando a Palavra

 

“Quem não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que os meios humanos com que alguém conta é insuficiente para empreender a construção do Reino de Deus e para enfrentar as dificuldades que humanamente derivam dele.

A única solução é avaliar a gravidade da situação renunciando a contar com os próprios meios. Só assim o discípulo poderá fazer a experiência do Espírito, a força de que Deus dispõe para a construção do Reino. A comunidade cristã precisa acima de tudo contar com a força de Deus, por isso a renúncia nada mais é do que se desprender de tudo que impede a ação do Espírito. Isto não quer dizer que o discípulo ou a comunidade não tenha nada. Antes de tudo ela precisa ter e agir com a força de Deus, agir na ação do Espírito.  A pobreza tem o seu sentido, mas não pode ser vista no sentido literal ou moralista.  A pobreza fala da abertura que leva a avaliar o quanto custa investir a vida no Reino de Deus.

Fica conosco Senhor, e confirma o nosso amor por vós e pela missão que de vós recebemos. Dá-nos assumir a cruz com todos os seus riscos e caminhar na busca de um novo céu e uma nova terra. Unge-nos Senhor, com o Espírito de fortaleza para que sejamos dedicados no serviço da construção do teu Reino.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!