Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 12/10

12 OUT 2018
12 de Outubro de 2018

João 2, 1-11   Nossa Senhora da Conceição Aparecida   

 

“Três dias depois celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho a mãe de Jesus, disse-lhe: “Eles já não tem vinho.”  Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.”  Disse  então , sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser.”  Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações  dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água.’ Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora, disse-lhes Jesus e levai ao chefe dos serventes.” E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom.  Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.”  Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória , e os seus discípulos creram nele. “

 

Meditando a Palavra:

 

“Que temos nós com isso, mulher? Minha hora ainda não chegou.”

 

O evangelho de hoje, festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nos ensina que, a pedido de Maria, Jesus antecipa sua hora.

A hora de Jesus, segundo João, é o momento da sua glorificação. Minha hora ainda não chegou aponta para o momento futuro, que será o da sua morte. Jesus ao dizer: “minha hora ainda não chegou” estimula a esperança, mas adverte que a realização não é imediata. Jesus faz questão de colocar o pedido de mais vinho em conexão, em ligação com a sua hora. Com isso, o real, o presente, urgente, não pode depender de acontecimento vindouro. Quem bem entende isso é Maria que cheia de fé no seu Filho, que é o Messias, diz: “Eles não tem mais vinho”. E aos serventes ordena: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

 Em Maria, o verdadeiro Israel vê a insuficiência e a tristeza da situação em que se acha e a expõe ao Messias. Eles não têm mais vinho.

Em Maria, o verdadeiro Israel sabe que este inaugurará uma época nova, a do amor e do gozo, mas não conhece o momento nem a maneira como vai levar a termo a sua missão.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus e ajuda-nos na compreensão do verdadeiro amor e gozo, próprios dos tempos do teu Messias e abençoa nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!