Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 13/09

13 SET 2018
13 de Setembro de 2018

Lucas 6, 27-38    S. João Crisóstomo 

 

“Digo-vos a vós que me ouvis; amai os vosso inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. Ao que te ferir numa face oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que te tomar o que é teu, não lho reclames. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores ama aqueles que os amam. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis?

Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e nãos sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados, daí e dar-se-vos-á. Colocar-vo-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque com a mesma media com que medirdes, sereis medidos vós também.”

 

Meditando a Palavra

 

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que a referência para o nosso agir, seja pessoal ou comunitário, é o exemplo vivo da misericórdia do Pai. Segundo Jesus, os filhos do Altíssimo devem seguir o exemplo do Pai, devem ser a imagem viva de sua bondade.

Vejamos Jo 3, 16: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que  lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Mais uma vez o evangelho exige de nós uma posição quanto a escala de valores.

Os valores do Reino não se ajustam com os valores do mundo. Os valores do mundo visam o lucro, o poder e o prestígio a qualquer custo. Os valores do Reino visam um jeito diferente de relacionamento com as coisas e pessoas. A sociedade fundada na mensagem de Jesus sabe o que é justo, o que é fraterno e o que precisa ser partilhado. Vejamos o versículo 32: “Se amais os que vos amam que graça alcançais? Pois até  mesmo os pecadores amam aqueles que os amam.”  Para quem é de Jesus não existe possibilidade para odiar e fazer inimigos. Fazer o bem para quem faz o mal significa que, o discípulo precisa quebrar ou seja desfazer tudo que concorre para uma sociedade injusta e fomentadora da injustiça.

Fica conosco Senhor, e dá-nos ser misericordiosos afim de que o mundo veja que somos filhos do Pai das misericórdias.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!