Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 12/09

12 SET 2018
12 de Setembro de 2018

Lucas 6, 20-26    Santíssimo Nome de Maria  

 

“Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse:

“Bem aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus.

Bem aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos.

Bem aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!

Bem aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.

Mas, ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!

Ai de vós, que estias fartos, porque vireis a ter fome!

Ai de vós que agora rides, porque gemereis e chorareis!

Ai de vós quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas”

 

Meditando a Palavra

 

“Bem aventurados sois vós, pobres! Mas ai de vós, ricos, porque já tendes a vossa consolação.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus põe os discípulos diante de uma alternativa de felicidade ou desgraça, invertendo os valores da sociedade.

A situação presente pobreza/riqueza corresponde à contrária no futuro. A primeira parte descreve a atual situação do sofrimento e se promete mudança radical mediante a prática da mensagem de Jesus. A Segunda parte é uma advertência a um tipo de sociedade, ou seja a todos aqueles que traíram a mensagem de Jesus. Também temos na primeira parte a questão da perseguição, vejamos o versículo 23: “Bem aventurados sereis quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem, insultarem e proscreverem vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Tudo isto quer nos mostrar que a opção por Jesus e sua obra de salvação tem suas conseqüências e o discípulo precisa conhecer a capacidade de tal disponibilidade para ir até o fim no seu compromisso e serviço ao Reino de Deus e sua justiça.

Segundo Jesus os pobres são felizes enquanto constrói a nova sociedade, cujos valores, são os do Reino. Contrário seria manter a injustiça e conservar privilégios.

Senhor vem em nosso auxílio a fim de que possamos edificar uma sociedade baseada na justiça, paz e amor. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!