Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 07/06

07 JUN 2018
07 de Junho de 2018

Marcos 12, 28 b – 34.   

“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu-lhe: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de toda as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe.”

Disse-lhe o escriba: “Perfeitamente, Mestre , disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. E, amá-lo de todo coração, de todo pensamento, de toda alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.”

Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus.”

E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas.”

 

Meditando a Palavra

“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”

 

O evangelho de hoje nos ensina que o primeiro de todos os mandamentos está ligado a um segundo que é o amor ao próximo. Amar a Deus e ao próximo é a exigência da lei que Deus deu a Israel, através de Moisés. Vejamos Deut 6,4: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” E agora vejamos Levítico 19,18: ‘Não te vingarás, não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”

O amor a Deus está ligado ao amor ao próximo porque Ele é o Senhor.

Não dá para se apresentar a Deus uma oferenda tendo no coração sentimentos de vingança e de rancor contra o irmão. Filhos do teu povo – dia a palavra,  ou seja os irmãos que tem o mesmo Deus, a mesma terra e comem o mesmo pão.

Amar a Deus é fazer a entrega total de si mesmo.

É não absolutizar nem pessoas e nem coisas. Este amor de entrega é que abre o coração pra o amor ao próximo. Amar o próximo é criar laços de fraternidade onde a dominação não tem lugar. Podemos afirmar que a visão de Deus cria um jeito de ver a vida e vivê-la no sentido pessoal e comunitário.

A lei que rege os laços fraternos, antes tem sua base no Deus e Senhor de tudo que faz tudo para todos. Não podemos classificar quem é o próximo.

Segundo a palavra, o próximo é aquele que precisa da minha ajuda, por isso conta com o meu amor, unicamente por causa de Deus. Diz a palavra: “Não guardes sentimentos de vingança e de rancor contra o teu irmão.”

Jesus m nosso irmão maior, ao nos dar o mandamento novo diz: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado, assim deveis amar-vos uns aos outros.”

Com Jesus o amor a Deus e ao próximo nos convida para o Dom total da vida no serviço a todos sem exceção.

Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!