Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 06/06

06 JUN 2018
06 de Junho de 2018

Marcos 12, 18-27.     

“Ora, vieram ter com ele os saduceus, que afirmam, não haver ressurreição, e perguntaram-lhe: “Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se morrer o irmão de alguém, e deixar mulher sem filhos, seu irmão desposará a viúva e suscite posteridade a seu irmão. Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência. Então o segundo desposou a viúva, e morreu sem deixar posteridade. Do mesmo modo o terceiro. E assim tomaram-na os sete, e não deixaram filhos, Por último, morreu também a mulher.

Na ressurreição a quem destes pertencerá a mulher ?” Jesus respondeu-lhes: “Errais , não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres maridos, mas serão como os anjos nos céus. Mas quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacó?

Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto estais muito errados.”

 

Meditando a Palavra

 

“Deus não é de mortos, mas de vivos.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que não devemos ficar preocupados como vai ser lá no céu ou como se darão os relacionamentos. O que deve nos preocupar é a vida aqui na terra, pois, se cultivarmos o amor com certeza lá no céu teremos vida plena.

Os saduceus não estavam preocupados com o que acontecia após a morte A preocupação deles era com a situação estabelecida. Sendo dominadores e colaboradores dos romanos temiam perder a posição e os bens materiais. “Na ressurreição, quando ressuscitarem de qual será a mulher?”

Vejamos Gen 38,8: “Vai, toma a mulher de teu irmão, cumpre teu dever de levirato e suscita uma posteridade a teu irmão.” Esta lei foi criada para garantir a herança.

A resposta de Jesus mostra que as coisas do céu não são iguais as da terra. Para Deus os que ama não podem morrer para sempre. Também não voltarão para tomar posse de qualquer herança que seja. “Quando ressuscitarem dos mortos, nem eles se casam nem elas se dão em casamento, mas são como os anjos no céu.”

Uma outra realidade de vida que dispensa as categorias próprias que regem as coisas terrenas: reprodução, divisão dos bens e do  poder.

O ensino de Jesus tem uma exigência para nós que estamos num mundo contaminado pela idéia de dominação. Quem ama não morre, diz Jesus.

O Deus de Jesus é um Deus comprometido com a vida. Crer na ressurreição é ter pensamentos para além dos pensamentos dos saduceus, que pensavam reproduzir o sistema de injustiça também no céu, não querem ser injustos somente aqui.

Nós que cremos, precisamos cultivar a justiça do Reino aqui para que também com alegria a celebremos junto a Deus, nos céus.

Fica conosco, Senhor e livra-nos de tudo que nega o teu amor e participação na vida.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!