Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 05/06

05 JUN 2018
05 de Junho de 2018

Marcos 12, 13-17      

“Enviaram-lhe alguns fariseus e herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Mestre sabemos que és sincero e que não lisonjeias ninguém, porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. É permitido que se pague o imposto a César ou não?  Devemos ou não paga-lo? “ Conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu-lhe Jesus: “Por que me quereis armar uma cilada? Mostrai-me um denário.”

Apresentaram-lho. E ele perguntou-lhes: “De quem é esta imagem e  a inscrição?”

De César, responderam-lhe. Jesus então lhes replicou: “Dai pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” E admiravam-se dele.”

 

Meditando a Palavra

 

“O que é de César devolvei a César, o que é de Deus a Deus.”

 

O evangelho de hoje nos ensina qual é a autoridade de Deus e qual é a autoridade humana.

Não, podemos confundir e nem colocar uma contra a outra.

A Deus pertence o céu, a terra e tudo o que nela existe. Vejamos o Salmo 23, 1: ”Do senhor é a terra e tudo o que nela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam.”

A resposta de Jesus dispensa uma avaliação política, pois, Ele não julga a bondade o império romano, somente quer afirmar um princípio moral:  Deus é o rei a quem devemos servir. Isto, segundo Jesus, não impede que seja aceita a autoridade desde que esta não se oponha à liberdade da religião e aos direitos de Deus.

O que isto significa para nós?

Hoje devemos conhecer quem é o nosso Deus, também conhecer quem é que está constituído em autoridade para nos governar.

Assim como Jesus se preocupou com o povo, também hoje precisamos ver que é necessário uma resposta condizente com a necessidade do povo.

O povo precisa de Deus, por isso em liberdade deve prestar seu culto a Deus. O povo precisa que o estado não privilegie alguns, mas que atenda a quem de fato precisa.

Senhor, nós te pedimos que seja superada toda falta de coerência no trato com as coisas relacionadas a ti e aos homens. Que pelo amor a verdade ninguém se sinta oprimido (a), e fora da participação dos bens espirituais e materiais.

Ajuda-nos no trabalho do dia a dia para que seja despertada em nós a consciência de que não vivemos fora a história dos homens.

Fica conosco e não permitas que sejamos levados a uma opção que negue vos servir. Abençoa, Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!