
Lucas 1,26-38 Anunciação do Senhor
“No segundo mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré a uma virgem desposada com um homem que se chamava José , da casa de Davi, e o nome da Virgem era Maria. Entrando o anjo disse-lhe: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo.” Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim.”
Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel tua parenta, até ela concebeu um filho na tua velhice e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhum coisa é impossível.”
Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se me mim segundo a tua palavra.” E o anjo afastou-se dela.”
Meditando a Palavra
“Eis que conceberás e darás a luz um filho e o chamarás com o nome de Jesus.”
O evangelho de hoje, festa da Anunciação do Senhor, nos ensina que Deus aceita a colaboração humana para realizar o seu plano de salvação.
Maria é a cheia de graça, ou seja aquela que está totalmente aberta à ação de Deus.
Por isso podemos afirmar que a salvação é obra exclusiva de Deus e não do homem.
Só Deus pode salvar.
A colaboração humana, aqui a de Maria, faz parte da comunhão em relação ao querer, poder e agir de Deus. Isto não se faz sem mais ou sem menos, mas a partir da história prenhe de Deus, ou seja, capaz de Deus a partir dos seus pobres.
Ao olharmos para Maria e o seu sim podemos com alegria contemplar o que Deus pode fazer por nós. Mais ainda podemos criar na nossa vida pessoal e comunitária espaço para que o Senhor cumpra de fato o que é do seu agrado para nossa salvação.
Vejamos Hebreus 10,7: “Por isso eu digo: Eis- me aqui. No rolo do livro está escrito a meu respeito – eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.”
Senhor, sabemos que é difícil fazer a tua vontade, por isso te pedimos pela intercessão de tua Mãe, a graça de uma vida totalmente disponível à tua vontade e a serviço da justiça e da fraternidade.
Abençoa Senhor, a nossa vida e o nosso trabalho. Amém