Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 18/03

18 MAR 2018
18 de Março de 2018

João 12, 20-33   

 

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.

30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.

 

 

Meditando a Palavra

 

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo que cai na terra, não morrer, permanecerá só. Mas, se morrer produzirá muito fruto.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que o grão de trigo, para se transformar em espiga, deve desaparecer debaixo da terra. Também, segundo este conceito, o homem, se quiser valorizar a sua vida, se quiser fazer surgir um mundo novo, deve antes ter a coragem de morrer, isto é, doar a si mesmo por amor. “Quem ama a vida, perde-a e quem odeia a sua vida neste mundo, conserva-a para a vida eterna.” Os gregos que buscavam ver Jesus, deixaram uma questão para nós, que é a do amor-doação. Por isso ao dizer: É chegada a hora do filho do homem em que ele será glorificado, Jesus mostra o triunfo do amor sobre todo sistema gerador de morte, ou seja, sistema que não aceita Jesus e a sua obra. Para Jesus a vida é fruto do amor e não brota se o amor não for pleno, se não chega ao Dom total. Amar para Jesus é dar-se sem se poupar, até desaparecer, se for necessário. Por isso o sentido pleno de morrer é ir entregando a própria vida, não porque outros a arrebatem, mas como Dom de si.

Fica conosco Senhor, e dá-nos trabalhar pela vida, dignidade e liberdade, apesar do sistema de morte que nega o reino de Deus e a sua justiça. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!