
Marcos 12, 28b- 34
Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Meditando a Palavra
“Amar a Deus e o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.”
O evangelho de hoje nos ensina que não há amor a Deus sem amor ao próximo. Amar o próximo é não cometer injustiças e nem ser parcial no julgamento. O que Jesus pede é uma profunda mudança de mentalidade.
O céu é que deve vir a terra : “Venha a nós o vosso Reino”. O nosso Deus, que é nosso Pai está aqui na terra e, por isso sua vontade deve ser o desejo de todos. Fazer a vontade de Deus implica na obediência e docilidade à sua voz. Vejamos 1 Samuel 15, 22: “O Senhor gosta mais de holocaustos e sacrifícios que obediência à sua voz? Não! A obediência é preferível ao sacrifício e a docilidade a gordura de carneiros.”
Fé, vida e liturgia deverão ser a expressão de uma unidade perfeita.
Não dá para separar fé da vida e nem da liturgia. Tudo só trem sentido quando tem seu encaminhamento no amor que revela obediência e docilidade a voz do Senhor.
Ao dizer “não está longe do Reino dos céus” Jesus quer mostrar que o escriba não pode ser seu discípulo porque será sempre um escriba. Para ser discípulo é necessário ir além do que pensa e do que fala.
Fica conosco Senhor, e fazei com que o nosso serviço seja acompanhado pela prática da justiça com o próximo. Longe de nós tudo que nega a busca do reino de Deus e sua justiça.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.