Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 14/02

14 FEV 2018
14 de Fevereiro de 2018

Mateus 6,1-6 ; 16-18     Quarta feira de Cinzas  

 

“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.

Quando, pois, dias esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens.

Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola, se fará em segredo e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.

Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo ; e teu Pai que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.”

“Quando jejuardes não tomeis um ar triste, como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo : já receberam sua recompensa. Quando jejuares , perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim não parecerá aos homens que jejuam , mas somente a teu Pai que está presente ao oculto ; e teu Pai que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.”

 

Meditando a Palavra

 

“Teu Pai que vê o que é escondido, dar-te-á a recompensa.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que o principal para nós que cremos é que o Pai veja e conheça o bem que estamos fazendo. Nada de fazer o bem simplesmente para que os outros vejam. Deus o nosso Pai deve ser o primeiro, e sendo o primeiro a ver nos dará a recompensa. Nesta Quarta feira de cinzas, a esmola, o jejum e a oração tem como exigência converte o nosso coração para deus e o seu serviço.

Esta exigência própria deste dia, pode nos ajudar, mas tem o seu perigo, e ao invés de ser feito para Deus, ao contrário, ser feito para alimentar nossa vaidade, assim como alimentava a dos fariseus. Jesus ao dar esta orientação quis que a comunidade não seguisse a prática dos fariseus, mas fosse livre para estar diante do Pai, que vendo tudo, pudesse recompensar segundo a medida do coração.

Superar a vaidade para secretamente praticar a justiça.

Jesus ao falar para que o Pai veja, e só ele dê a recompensa, expõe ao castigo os vaidosos que usam a religião e as práticas religiosas para auto - promoção.

A disponibilidade para ouvir a palavra de Deus e a conversão do coração, segundo as exigências de Jesus, é um desafio para trabalhar na obra do Senhor, sendo solidário uns com os outros. A comunidade que pratica o exercício quaresmal sabe como exercer a mútua ajuda a fim de que em liberdade celebre sua condição eleita do Senhor.

Senhor, vem em nosso auxílio e dá-nos a graça de em liberdade fazer aquilo que agrada ao Pai. Cria em nós um espírito livre do egoísmo, da competição e tudo que nega a fraternidade.

Abençoa, Senhor, a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!