Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 05/01

05 JAN 2018
05 de Janeiro de 2018

João 1, 43-51   

 

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

 

 

Meditando a Palavra:

 

“Exclamou Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel.”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Natanael compreende que aquele que  renova a eleição de Israel é quem dará cumprimento às promessas. Como os discípulos de João Batista, Natanael, dirige-se a Jesus com o título de respeito, Rabi, que se dava aos mestres, reconhecendo-o por seu mestre e declarando-se disposto a seguir seus ensinamentos. Como vemos, Natanael qualifica Jesus de duas maneiras: “Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” Vejamos Jo 1, 33-34: “Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.”

O reconhecimento de que Jesus de Nazaré é o filho de Deus é obra da ação do Espírito Santo. Quanto a ele ser o Rei de Israel está mais para a posição do Antigo Testamento que com o tempo deveriam ser corrigidas. O importante para nós é que Natanael representa o povo fiel que acolhe Jesus, apesar de todos os preconceitos.

Fica conosco Senhor e dá-nos superar todos os preconceitos que impedem conhecer e viver o teu evangelho. Como Natanael, também necessitamos clareza de entendimento e sentimento para que nossa vida seja manifestação de um novo tempo, tempo que conta a tua justiça, paz e amor. Sabemos Senhor que sem o teu auxílio nada é possível, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha você também a sua rádio