Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 15/11

15 NOV 2017
15 de Novembro de 2017

Lucas 17, 11-19          15/11

 

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

 

Meditando a Palavra

 

“Não se achou quem voltasse para agradecer a Deus a não ser este estrangeiro.”

 

O evangelho de hoje nos ensina os nove hebreus curados por Jesus esquecem o dever da gratidão. Só um estrangeiro, um samaritano, volta para agradecer. Este sentiu a necessidade de passar além; foi o único disponível ao Dom da salvação na fé; porque sentiu que faltava algo. Sua volta é um sinal de disponibilidade à salvação operada pela fé. Noutras palavras ele mostra e celebra o que recebeu de Deus, pelas palavras de Jesus, o filho amado. Somente um voltou para agradecer porque viu para além do que estava prescrito na lei.

O que isto significa para nós que cremos no Senhor?

Significa que muitas vezes agimos como os nove que se sentiram dispensados por causa da prescrição da lei. Para muitos, basta cumprir o que está prescrito para se dispensar da gratidão para com Deus e para com aqueles que trabalham na construção de um mundo novo. Jesus pede mais que cumprir o que está prescrito. Leproso é todo aquele que não vai além do que está prescrito, diz Jesus no dia de hoje para nós seus seguidores. Como vemos no evangelho, tanto judeu como samaritano convivem na marginalização devido a condição de impuros perante à lei. Só o samaritano foi capaz de ir além, ou seja, ser salvo pela fé.

Fica conosco Senhor e liberta-nos de tudo que impede ou bloqueia a fé que é entrega total da vida a ti e a tua obra. Dá-nos uma fé confiante, uma firme esperança e uma oração agradecida. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!