Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 09/10

09 OUT 2017
09 de Outubro de 2017

Lucas 10, 25-37    

 

“Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na lei? Como é que lês?”

Respondeu ele: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento e a teu próximo como a ti mesmo.”

Falou-lhe Jesus: “Respondestes bem; faze isto e viverás.” Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”  Jesus então contou: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se , deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mais um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe:  Trata dele e, quanto gastar a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?” Respondeu o doutor : “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo.”

 

Meditando a Palavra:

 

“Quem é o meu próximo?”

 

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus para abrir o coração do legista conta a parábola do samaritano que se compadeceu do homem que caiu na mão de ladrões. Tudo isto quer chamar a atenção para que saibamos quem é o próximo. Próximo, segundo o evangelho, é aquele que sabe usar de misericórdia, ou seja aquele que não passa adiante quando é chamado a cumprir a justiça de Deus em favor dos homens. Jesus é para nós o bom samaritano, ou seja, aquele que nos acolhe, perdoa e cura as nossas feridas, sejam elas espirituais ou físicas. Ninguém que se aproxima de Jesus fica sem ajuda, por isso não podemos ficar fazendo muitas perguntas ou criando fantasias sobre quem é o próximo. O que precisamos é olhar para Jesus e ver o que ele faz por nós, a fim de que possamos fazer o mesmo por todos. “Chegou junto dele, viu-o e moveu-se de compaixão.”

Fica conosco Senhor, e não nos deixe faltar o óleo que alivia a dor de quem sofre. Que o nosso trabalho, Senhor, seja o de fazer este mundo cada vez melhor, tornando- nos próximos uns dos outros. Por isso te pedimos um coração generosos, capaz de se compadecer e fazer algo por quem necessita.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Voltar

Rua Souza Dias s/n Lote 325
Icaraí - Niterói - Rio de Janeiro

Rádio Rosa Mística

Tenha você também a sua rádio